Quais são as indenizações mais comuns?
As principais indenizações em seguros de vida podem ocorrer nas seguintes situações:
• morte natural;
• morte acidental;
• invalidez permanente total por doença;
• invalidez permanente total ou parcial por acidente.
As seguradoras, geralmente, permitem que você adicione a sua apólice diversos tipos de cobertura segundo sua necessidade ou conveniência, agregando a cada solicitação adicional um custo ao prêmio que deverá ser pago. Por exemplo, uma modalidade cada vez mais utilizada no Brasil é a chamada majoração de membros, neste caso você poderá estabelecer uma indenização maior se houver perda de determinada parte do corpo. Caso você opte por alguma cláusula adicional, ela deverá constar em sua apólice.
Os percentuais de indenização em caso de morte ou invalidez permanente total mais comuns são:
Os contratos de seguro de vida ter carências que deverão ser consultadas em sua apólice, verifique se elas estão de acordo com suas necessidades, porém a seguradora não poderá utilizar-se desse prazo em caso de morte em conseqüência de um acidente durante o período de carência.
As seguradoras definem como acidentes pessoais o que aconteceu subitamente com você, de forma involuntária e muitas vezes violenta, causando lesões físicas que podem provocar invalidez total ou parcial e, muitas vezes, levá-lo à morte.
Porém alguns outros fatos podem ser considerados pela seguradora como acidentes pessoais como: seqüestro e suas tentativas, vazamento acidental de gases e vapores nocivos à saúde, lesões na coluna vertebral e exposição a altas temperaturas atmosféricas.